Texto por Colaborador: Redação 12/09/2025 - 03:00

O ex-capitão da Alemanha Michael Ballack analisou as perspectivas dos quatro representantes alemães na Liga dos Campeões desta temporada: FC Bayern, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt.

Para o atual comentarista de TV, é claro que nenhuma equipe alemã figura entre as favoritas da principal competição europeia de clubes. Nem mesmo o FC Bayern de Munique, após suas performances decepcionantes na Liga dos Campeões nos últimos anos e a eliminação precoce nas quartas de final do Mundial de Clubes em julho passado, pode mais ser considerado um dos grandes postulantes ao título, afirmou Michael Ballack em entrevista à "Sport Bild".

"Na minha visão, o Bayern não está entre os favoritos absolutos, mas sim é um candidato", declarou o ex-meio-campista, que defendeu o clube muniquenense entre 2002 e 2006 e conquistou três títulos alemães neste período.

Segundo o jogador com 98 jogos pela seleção alemã, o FC Bayern está basicamente no rumo correto sob o comando do técnico Vincent Kompany. Porém, Ballack fez uma ressalva importante: "O fator determinante será se as lições da temporada anterior foram assimiladas. Porque o jogo ofensivo com uma defesa adiantada traz determinado risco. Se o FC Bayern jogar com segurança e encontrar o estilo que caracteriza o clube, então tem condições de brigar. Uma desvantagem pode ser a ausência de competição do Bayern na Bundesliga, exceto pela temporada 2023/24, quando o Leverkusen faturou o campeonato. É necessário esse desafio permanente."

**Eintracht Frankfurt será a grande surpresa?**

Mesmo o Borussia Dortmund, que enfrentou o Real Madrid na final da Liga dos Campeões de 2024, não está atualmente entre as principais forças do futebol europeu, na avaliação de Ballack. Contudo, ele aconselhou o BVB a mostrar mais ambição e autoconfiança ao estabelecer seus próprios objetivos: "O Borussia deve se posicionar não apenas como um clube formador e candidato à Liga dos Campeões, mas como um verdadeiro rival do FC Bayern no que se refere ao campeonato. Na minha opinião, isso permitiria extrair muito mais de seus jogadores - do que se satisfazer com menos."

Enquanto para o Bayer Leverkusen já seria um êxito se o Werkself superasse a fase de grupos da Liga dos Campeões, o técnico de 48 anos enxerga o quarto representante alemão como a zebra desta temporada.

"O Eintracht Frankfurt fará uma boa campanha, talvez chegando às quartas de final ou mesmo mais longe. A equipe é incrivelmente sólida. O técnico Dino Toppmöller se estabeleceu com sua postura serena e equilibrada, além de sua competência técnica, e é uma figura realmente querida. Some-se a isso a fantástica torcida e o entusiasmo", comentou Ballack, que acredita que o Frankfurt pode "com um pouco de sorte se transformar numa das maiores surpresas".

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram