Texto por Colaborador: 18/07/2020 -

Coluna do Gabriel - Com o final da temporada 2019/20 decidi fazer um balanço, baseado na minha opinião, sobre as contratações que o BVB fez nessa temporada. Analisei se o valor pago deu o resultado esperado, e como foi o desempenho dos jogadores, além de ver quais ainda podem render mais e quais já chegaram se destacando no time auri-negro.

Começando pelo setor que mais vieram reforços e que mesmo assim menos sentimos confiança: a defesa. A contratação mais cara de todas e provavelmente a mais polêmica também foi a do zagueiro Hummels, que voltou após abandonar o Borussia para passar algumas temporadas com o Bayern de Munique. A sua chegada foi muito contestada, principalmente pelo valor pago (30,5 milhões de euros) e por ser um zagueiro que já tem uma certa idade e se pensava que estava em um declínio técnico dado os seus últimos jogos pelo clube bávaro. Porém nesta temporada calou a boca de muitos críticos (inclusive eu) e provou que ainda tem muita bola para jogar, sendo o pilar defensivo da equipe e até mesmo um dos melhores jogadores auri-negros dessa temporada.

Diferente do zagueiro alemão que chegou com algumas dúvidas em relação a sua contratação, Nico Schulz, lateral esquerdo, de 26 anos, que veio do Hoffenheim por 25,5 milhões de euros, chegou como peça fundamental para acabar com o problema defensivo do lado esquerdo, porém nesse caso foi um surpresa muito negativa, pois o jogador não conseguiu manter o bom nível que vinha tendo e com o tempo perdeu a posição de titular absoluto e virou um reserva que dificilmente vemos em campo. Por enquanto não mostrou que o valor pago por ele valeu a pena, mas acredito que ainda tenha uma margem para ele melhorar na próxima temporada e fazer o investimento valer a pena.

Diferente dos dois citados anteriormente, o lateral direito Mateu Morey, veio de graça das categorias de base do Barcelona e não atuou muito nessa última temporada, porém com o pouco que mostrou deixou claro que é um jovem muito promissor e com apenas 19 anos já provou que pode ser um substituto à altura de Achraf Hakimi que fez uma boa temporada, porém deixou o clube após o fim do seu período de empréstimo.

Agora indo para um setor um pouco mais avançado, vamos falar do meio de campo, umas das áreas que o Borussia mais tem qualidade e fez contratações maravilhosas na última temporada. Começando com provavelmente uma das peças mais importantes que o BVB tem quando se fala de projeção para o futuro, Julian Brandt, de apenas 23 anos, chegou no clube por 25 milhões de euros e vem sendo o motor dessa equipe, o jogador, apesar de jovem, já se mostrou pronto para carregar certas responsabilidades e na minha opinião, foi a melhor compra do time nos últimos anos, tendo em vista o período que ele ainda pode permanecer na equipe e evoluir muito mais.

Na parada de inverno, também chegou ao clube um volante, para dar mais segurança defensiva ao time que muitas vezes comete falhas preocupantes. O alemão Emre Can, de 26 anos, chegou ao BVB por empréstimo da Juventus, mas após algumas partidas sólidas já foi contratado em definitivo por aproximadamente 25 milhões de euros. Can vem provando seu valor e mostrando que valeu cada euro, com atuações marcantes e uma raça que vinha faltando a equipe, se tornou uma peça chave para jogar ao lado do Witsel no meio de campo ou até mesmo improvisar na linha defensiva.

Avançando um pouco mais no campo e chegando no ataque, temos mais duas contratações que foram essenciais para a equipe. A chegada do belga, Thorgan Hazard, de 26 anos, por 25,5 milhões de euros fez com que o time ganhasse uma peça a mais para jogar nas alas, mesmo que nem sempre ele consiga ajudar tanto nas jogadas ofensivas, é um jogador importante na marcação e que cumpre muito bem o seu papel tático dentro de campo.

E por último, provavelmente a contratação mais badalada dos últimos anos, a maquina norueguesa de fazer gols, Erling Haaland, de apenas 19, chegou pelo valor de 20 milhões de euros e já criou marcas impressionantes como 9 gols e 1 assistência nos seus primeiros seis jogos pelo clube, sendo que em dois deles ele só entrou no final das partidas. Um jogador forte, rápido e com cheiro de gol, um dos jovens mais promissores da próxima geração de jogadores junto com Sancho e Mbappé, não sabemos quanto tempo o cometa Haaland ficará em Dortmund, mas temos a certeza de que no tempo que ele ficar, nos trará muitas alegrias com seus gols.

Para uma próxima temporada, eu acredito que não são necessárias muitas peças novas para que esse time encaixe, contratações pontuais, como mais uma ou duas peças para linha defensiva e um reserva para o nosso centroavante, já estariam de bom tamanho, ainda mais tendo em vista uma possível crise financeira devido a pandemia do Covid-19. Fiquem de olho no nosso site para acompanharem se essas contratações serão feitas e torçam para que o nosso comandante, Lucien Favre, ache um jeito de trabalhar melhor todas essas peças em campo. 

Por Gabriel Vargas - @Varguitous