A nova situação de não haver espectadores no estádio significa um novo relaxamento para os árbitros? Deniz Aytekin contrariou esta opinião de acordo com a sua experiência no derby entre o Borussia Dortmund e Schalke 04 (4-0).
Será mais fácil para os árbitros durante os jogos fantasmas sem a pressão dos torcedores no estádio, que alimenta o clima e tenta influenciar os árbitros?
Deniz Aytekin contradisse no kicker: "Não. Eu diria: foi um desafio de uma maneira diferente.” O árbitro de 41 anos liderou o derby entre o Borussia Dortmund e o FC Schalke 04 e, portanto, estava totalmente focado.
Aytekin fala sobre o desafio para os árbitros
"Certamente havia situações no gramado que seriam mais agitadas com os espectadores. Mas, em geral, o jogo não foi menos intenso”. O mesmo se aplica a Aytekin e seus colegas e aos jogadores. “Ao mesmo tempo, os árbitros precisam encontrar nosso ritmo após o longo intervalo - e, como sempre, enfrentam o desafio de mais de 90 minutos, permanecendo totalmente mentalmente presente por minutos, não desligando uma fração de segundo", explicou.
Os fãs podem "às vezes ajudar"
Aytekin, portanto, vê os espectadores não apenas como oponentes dos árbitros, mas também como ajudantes: "Às vezes, pode ajudar se um pouco de vida vier de fora". Aqui também, a regra é que aqueles que estão no topo têm isso desenvolvido e conscientemente decidido: "Afinal, estamos acostumados a isso."