Contratado em 2022 junto ao Colônia por 5 milhões de euros, Salih Özcan não conseguiu corresponder às expectativas no Borussia Dortmund e deve deixar o clube na próxima janela de transferências. Segundo o BILD, o meio-campista turco de 27 anos é um dos nomes certos para sair, em meio a uma reformulação prevista no elenco aurinegro.
Apontado inicialmente como o substituto ideal de Axel Witsel, Özcan teve dificuldades para se firmar. Emre Can se manteve como titular, e nomes como Felix Nmecha, Marcel Sabitzer e Pascal Groß aumentaram a concorrência no meio-campo. No início da temporada atual, Özcan foi emprestado ao Wolfsburg, onde disputou 11 partidas na Bundesliga antes de ser chamado de volta ao Dortmund após uma lesão de Nmecha.
Mesmo com o retorno, seu desempenho continuou aquém do esperado. Dados da FBREF indicam que Özcan está apenas no 23º percentil da liga em passes progressivos e desarmes. A má fase individual, aliada aos bons resultados da equipe com Nmecha recuperado, reforçaram a dificuldade do jogador em conquistar espaço.
Enquanto isso, o Dortmund trabalha para manter Carney Chukwuemeka, emprestado pelo Chelsea, após boas atuações na reta final da temporada. Com a saída prevista de Groß e a recuperação de Nmecha, a perspectiva de minutos para Özcan em 2025/26 é praticamente nula, e a saída é vista como benéfica para ambas as partes.