Texto por Colaborador: Redação 19/01/2024 - 00:00

Ao final do primeiro tempo da Bundesliga, o BVB está 15 pontos atrás do líder Bayer Leverkusen. A equipe de Edin Terzic não conseguiu vencer mais da metade dos jogos. As razões para a aparência às vezes letárgica ou desanimada não podem ser claramente vistas de fora. No entanto, um valor estatístico mostra muito claramente que o Borussia ainda tem literalmente muito espaço para melhorias.

Mais uma vez é o Sportbild que apresenta os números das dramáticas perdas de valor de mercado de alguns jogadores do BVB , que apresenta um valor médio de todas as equipes da Bundesliga da primeira metade da temporada. A quilometragem média por equipe a cada 90 minutos está listada.

O BVB está em 15º lugar – quatorze times investiram mais metros por jogo nesta temporada até agora do que os jogadores do Borussia Dortmund. O fato de uma das três equipes que corre ainda menos ser o Bayern Munique mostra que a quilometragem absoluta não é necessariamente um indicador de falta de esforço, falta de sucesso ou algo semelhante. E como se sabe, fica atrás apenas do Bayer Leverkusen. Os campeões recordes não só têm um recorde de 13-2-1, mas também marcaram impressionantes 52:15 gols em apenas 16 jogos, apesar desta quilometragem comparativamente baixa.

Quilometragem pura sem muita importância no futebol

Especificamente, os jogadores do Borussia Dortmund percorrem 116,3 quilômetros em campo por jogo. O Bayern cobre apenas 114,5 quilômetros, enquanto o Darmstadt 98 na parte inferior tem 14,0 quilômetros.

O líder desta lista é o time promovido 1. FC Heidenheim com 121,0 quilômetros à frente do Hoffenheim com 121,0 quilômetros. Como você pode ver, não há correlação entre a posição alcançada na tabela e a distância percorrida por jogo.

É por isso que permanece em aberto a questão de saber se a baixa quilometragem do BVB tem algo a ver com a contagem comparativamente de pontos fracos - pelo menos significativamente mais fraco do que o esperado após a excelente segunda metade da temporada passada.

O que ainda é importante no futebol é onde você corre e como você se posiciona bem defensivamente, para não ter que percorrer muitos quilômetros extenuantes e, acima de tudo, claro: o que você faz com a bola quando a tem em suas fileiras. (via bvbwld)