Texto por Colaborador: 10/11/2018 -

Coluna do Igor Parente - Em jogo de dois tempos distintos o Borussia Dortmund venceu o Bayern com grandes atuações de Witsel com 96% dos passes certos e uma assistência, Reus com dois gols e Sancho com uma assistência, e se garante na primeira posição isolado no campeonato alemão.

O Borussia Dortmund começou o jogo com a proposta de jogar no contra ataque e apostar na velocidade de seus jovens jogadores, mas o primeiro tempo do jogo não foi muito bom para o time aurinegro, mesmo após um bom inicio de jogo com Reus perdendo uma oportunidade cara a cara com Neuer, o Bayern soube neutralizar as ações ofensivas do Borussia Dortmund mantendo a posse de bola (que chegou a bater 69% paras o bávaros no primeiro tempo) e marcando pressão alta, impedindo que os amarelos consigam sair com a bola ou puxar um contra ataque.

O Borussia Dortmund defendia num 4-4-2 com Reus e Gotze como homens de frente e tentava sair no contra ataque no 4-5-1 com Gotze de falso 9 fazendo a troca com Reus na frente, mas o contra ataque no primeiro tempo não foi muito efetivo, isso se deve pelo fato de Weigl e Gotze estarem perdidos no jogo, pois, como o Borussia não conseguia manter a posse de bola, Gotze não tem vigor para jogar sempre no cont5ra ataque e não conseguia puxar bem seus contra ataque em função da lerdeza de Weigl que, ao que tudo indica, ainda não está em sua plena forma física.

Outro fator importante para o insucesso dos aurinegros nas suas tentativas de puxar contra ataque, era a falta de amplitude dos laterais no apoio ao ataque muito em função, como dito anteriormente, pela marcação alta do time do Bayern München, mas, logo ao fim do primeiro tempo, o Borussia conseguiu diminuir a posse de bola e equilibrou mais o jogo, e o Bayern passou a fazer pressão média para tentar matar o jogo no contra ataque.

No segundo tempo, Weigl saiu para a entra de Dahoud, que deu outro vigor ao meio campo, com mais objetividade e velocidade, o que fez com o Borussia chegasse ao empate com Reus, de pênalti, numa jogada clássica de infiltração e velocidade. Mais tarde com a sacada de Gotze para a entrada de Paco Alcácer, o time passou a ter um atacante fixo, e isso fez com que Reus fosse recuado para jogar no meio, assim o time passou a ter mais amplitude dos laterais e ter mais apoio nas jogadas ofensivas e, desse jeito, passou a encaixar melhor seus contra ataques pegando, quase sempre, os Bávaros com sua defesa desorganizada.

Defensivamente, o Borussia Dortmund jogou muito bem, e Zagadou foi (e vem vindo) um dos destaques do jogo, mesmo falhando no posicionamento do primeiro gol e ficando fora de campo dando condição para o prosseguimento da jogada no segundo, fez uma partida bem segura. Sancho também fez uma ótima partida com seu lançe capital a roubada de bola de Hummels e a disparada em direção ao gol, fez com que tirasse o zagueiro do jogo por conta de sua alta velocidade e a tentativa de tentar alcança-lo.

Outro que merece grande destaque é o meio campo Witsel que teve muita consistência durante o jogo e teve incríveis 96% de acertos de passes no jogo além de uma assistência. E, o símbolo de resistência para o torcedor aurinegro, Marco Reus, fez dois gols e acabou com o jogo, uma grande atuação!

O Borussia Dortmund segue líder da Bundesliga com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado e sete de diferença para o rival Bayern München, e o próximo jogo dos aurinegros é contra o Mainz 05, jogo válido pela Bundesliga que acontecerá Sábado, 24/11, às 12:30, horário de Brasília. E aí torcedor, confiante para o título dessa temporada?

Por Igor Parente Silveira / Contato: Twitter @igor_parente_