Texto por Colaborador: 26/04/2022 -

Um sinal de paz, um jogo para os necessitados na Ucrânia: O jogo beneficente entre Borussia Dortmund e Dynamo Kyiv rendeu uma doação de 400.000 euros, que será destinada diretamente aos afetados.

"Gostaríamos de agradecer ao BVB e a todos que tornaram este jogo possível", disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko, em uma mensagem de vídeo. "O futebol está sempre presente com seu brilho e ajudará onde puder", disse o presidente do BVB, Dr. Reinhard Rauball. 

"Trata-se de marcar. Um sinal de solidariedade e contra esta desprezível guerra de agressão”, disse Hans-Joachim Watzke. O presidente da administração estimou o valor da doação em 400.000 euros.

A escalação do Dynamo Kyiv foi lida por Ivan Matviichuk. O jovem de 16 anos, que joga futebol no Shakhtar Donetsk Sub-17, fugiu da Ucrânia com a mãe e o avô e atualmente vive em Dortmund. Nikita Semenov (13), que joga na academia de futebol do Dynamo Kyiv e agora vive com sua mãe na SOS Children's Village Berlin, entrou em campo com os capitães de ambas as equipes e deu o pontapé inicial.

Alan Aussi, de 20 anos, também viveu um momento muito especial. O ucraniano, que foi treinado no Dynamo Kyiv, fugiu da guerra há quase dois meses e atualmente está treinando com a equipe sub-23 do Borussia Dortmund. Aos 30 minutos o zagueiro entrou para o lugar de Manuel Akanji.

E se você olhar nos olhos dos espectadores da Ucrânia, poderá ver que para eles foram mais de 90 minutos de futebol. Mas uma noite que suprimiu brevemente a sombra da guerra. O presidente da DFB, Bernd Neuendorf, destacou: “Há muitas pessoas aqui no estádio que fugiram de sua terra natal. Para eles é um pouco de distração e variedade.” (Via BVB)