Texto por Colaborador: 27/01/2021 -

Por mais de três meses, o Borussia Dortmund viveu sem espectadores em seu estádio na Bundesliga. Os representantes dos fãs do BVB soam o alarme.

10.000 torcedores contra o Borussia Mönchengladbach, 11.500 contra o SC Freiburg e 300 no clássico contra o FC Schalke 04: o BVB só jogou para uma platéia nos primeiros três dias de jogos da atual temporada.

O jogo principal contra o Bayern em 7 de novembro de 2020 teve que acontecer em câmeras, tendo em vista o rápido aumento do número de infecções na Alemanha na época - assim como todos os jogos subsequentes dos auri-negros.

E não há fim à vista para os jogos de fantasmas. Até o início da primavera, possivelmente até o final da temporada, o BVB terá que ficar sem seus apoiadores leais e a renda associada.

Graças a este cenário, é questionável se o entusiasmo dos fãs pela Bundesliga será tão grande depois como era antes da crise de Covid-19. "Estou 100 por cento certo de que existe uma clara alienação dos fãs de futebol na Alemanha", disse Tobias Westerfellhaus, diretoria do departamento de torcedores do BVB ao "Ruhr Nachrichten". "Muitos notaram que também existe uma vida sem futebol".

Restava apenas "50 por cento de tempo" para o BVB?

Westerfellhaus acrescentou: "Muitas pessoas que já investiram 100% de seu tempo no BVB poderiam, na pior das hipóteses, investir apenas 50% ou menos."

O futebol estava "prestando um péssimo serviço a si mesmo no primeiro bloqueio, os responsáveis ​​argumentaram na época com seu significado social para o povo. Basicamente, tratava-se de manter seu próprio 'sistema de futebol profissional'. Simplesmente houve pouca honestidade sobre isso", criticou o representante do torcedor do BVB.

Thilo Danielsmeyer, chefe do projeto de torcedores de Dortmund, tocou a mesma buzina: "Especialmente entre os jovens torcedores, há uma tendência de abandonar o futebol permanentemente". Especialmente os fãs ativos viram os desenvolvimentos atuais "de forma muito crítica".

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram