Texto por Colaborador: Redação 05/01/2026 - 04:00

Pouco antes da entrevista coletiva programada para o domingo, 4 de janeiro, todos os telefones celulares dispararam simultaneamente no saguão do hotel onde o time do BOrussia Dortmund estava hospedado. Um alerta da defesa civil das autoridades espanholas chegou aos jogadores do BVB e jornalistas presentes – nível vermelho devido a risco iminente de temporal e inundações.

Nível vermelho de alerta em Marbella

A mensagem em espanhol alertava sobre chuvas extremas e perigo de enchentes. "Alerta vermelho ativado – Diante desta situação: máxima cautela, evite deslocamentos desnecessários", dizia a notificação. Quem estivesse em área de inundação deveria buscar locais mais elevados.

Já no sábado à noite havia começado a chover, e durante a madrugada a precipitação não cessou. A consequência: o BVB precisou transferir às pressas o treino previsto para a manhã de domingo. Em vez de trabalhar no habitual Banús Football Center, a equipe treinou às 11h no Marbella Football Center – as condições do campo no local original não permitiam mais a realização da atividade.

Durante o treino público na manhã de domingo, a chuva forte persistiu. Enormes poças se formaram nas ruas de Marbella, e a situação permaneceu tensa. Pilares foram colocados nas laterais das vias. Eles servem para impedir que veículos circulem nos locais com maior acúmulo de água. À tarde, a entrevista coletiva com Gregor Kobel aconteceu no hotel da delegação – lá a situação permaneceu sob controle.

Alarme interrompe reunião da equipe

Segundo Kobel, o alarme interrompeu a reunião do elenco do Borussia Dortmund. Olhares furiosos foram direcionados aos atletas que estavam com seus celulares. "Isso interrompeu nossa reunião da equipe, com certeza", relatou Kobel quando questionado.

"Recebemos olhares furiosos por estarmos com o celular", revelou o jogador de 28 anos, sorrindo. Aparentemente, existem regras claras no BVB sobre o uso de telefones durante compromissos oficiais.

Kobel sente falta do céu azul em Marbella

Apesar do céu nublado sobre Marbella, Kobel demonstra tranquilidade. "No fim das contas, o importante é estarmos juntos, aproveitarmos o tempo aqui", enfatizou o goleiro. Um estágio de treinamento é "ainda algo diferente" das viagens habituais para jogos fora. "Você tem ainda mais tempo juntos, simplesmente um ambiente diferente."

O próprio Kobel não esteve em campo no domingo e treinou individualmente por questões de controle de carga. As condições de treino, porém, foram boas mesmo com o alerta de temporal. "Pelo que percebi, as condições estavam muito boas considerando as circunstâncias e foi um bom treino", disse o goleiro da seleção suíça.

Apenas uma coisa lhe faz falta na Espanha: "Sinto um pouco de falta do céu azul, preciso dizer." O estágio do BVB em Marbella segue até 8 de janeiro. O time se prepara em Marbella desde 2 de janeiro para o returno da Bundesliga. Na próxima quinta-feira (9 de janeiro), o Borussia enfrenta o Eintracht Frankfurt fora de casa. Se o estágio de treinamento poderá prosseguir como planejado dependerá das condições climáticas.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram