A espera acabou: após 109 dias, a Liga dos Campeões retorna na terça-feira. Quatro clubes da Bundesliga também esperam o grande golpe desta vez. O ex-jogador da seleção Jürgen Kohler tem muita confiança no Bayern, mas também vê um grande problema com o campeão. O mesmo se aplica ao BVB, com quem Kohler teme o risco de tropeçar.
A temporada da Champions League também promete muita emoção este ano. O foco principal são as grandes potências do futebol que atualizaram seu pessoal no verão. Acima de tudo, Paris Saint-Germain, Manchester United, Manchester City e Chelsea. Todos eles investiram em dimensões fora do alcance até do FC Bayern.
"Isso significa que a Bundesliga tem que temer ser deixada para trás internacionalmente? Acho que não!", Disse a lenda do BVB Jürgen Kohler, que, no entanto, vê os clubes alemães no mesmo nível da elite internacional.
Você precisa de mais do que apenas estrelas neste nível, julgou o "deus do futebol" de Dortmund em sua coluna "kicker". Muito mais importante é "uma equipe que está lá para o outro".
Um conjunto de estrelas como o que se acumulou em Paris "não precisa funcionar. Não será fácil manter os três [Messi, Neymar, Mbappé] felizes", escreveu Kohler, que vê entre os três primeiros este ano - Favoritos sobre o título: "Bayern, Manchester City e Liverpool".
Embora o FC Bayern seja um dos candidatos ao título para o Kohler, o ex-defensor também vê algumas fontes de perigo no campeão alemão. Por exemplo, o treinador Julian Nagelsmann deve primeiro mostrar "se ele está pronto para o grande desafio do Bayern".
Além disso, aos olhos do comentarista de 55 anos, o sucesso da equipe de Munique está principalmente relacionado a duas personalidades. "Você só pode cruzar os dedos para que Lewandowski e Neuer não se machuquem. Eles são os jogadores que não podem ser substituídos".
O Grupo BVB não é tão forte, mas ...
Kohler avalia a posição de Erling Haaland no BVB de forma muito semelhante. O norueguês também é um jogador que não deve faltar em hipótese alguma.
Além disso, a equipe de Dortmund está no Grupo C, em que Besiktas, Ajax Amsterdam e Sporting não parece tão forte à primeira vista, mas "isso pode ser uma falácia", alertou Kohler ao seu ex-clube.
De acordo com Kohler, os holandeses serão o maior competidor de Dortmund pelo primeiro lugar. "Mas o jogo fora de casa no Besiktas, no início, também não deve ser subestimado."