Eles queriam dar a Alexander Isak o tempo que ele precisava, informaram os patrões do BVB em janeiro de 2017, quando o adolescente chegou por pouco menos de nove milhões da liga sueca. Um ano e meio depois, Isak ainda não está em boa forma.
Seu fracasso em dar um salto é considerado uma das principais razões para a contratação de Paco Alcácer. Uma sugestão disso, foi que o jogador não foi relacionado para o jogo da Copa contra o Greuther Furth. Para Isak, é hora de repensar seu futuro à curto prazo. Outra temporada no BVB no banco pode causar danos permanentes ao seu desenvolvimento.
Há a idéia de um negócio de empréstimo por vir. A administração de Dortmund já sinalizou que eles podem imaginar tal cenário se o neógicio Alcácer for bem-sucedido. Mas para onde ir com o jovem de 18 anos? Até agora, nenhum clube alemão se interessou.
No inverno, houve uma informação de interesse do Mainz, mas um acordo não foi feito por causa da saída de Pierre-Emerick Aubameyang. Outra problema: emprestar de volta para a Suécia não seria uma opção sensata. Isak tem dificuldades de se ajustar ao estilo rápido de jogo na Bundesliga, e colocá-lo em uma liga assim não ajudaria com seu desenvolvimento.