O Borussia teve recentemente de suportar a crítica de que foi fisicamente dominado pelos adversários. Isso ficou particularmente claro nos duelos contra o líder, Bayern de Munique. Akanji insiste em ser mais obstinado nos duelos e cita Emre Can como um exemplo exemplar. "A expressão em seu rosto mostra que ele está pronto para fazer qualquer coisa para ganhar a bola", diz o jogador de 25 anos em entrevista ao SportBild .
"Isso lhe dá respeito em campo. É exatamente o que queremos: o adversário deve ter muito respeito por nós novamente. É importante que todos estejam prontos para se sacrificarem pela equipe."
Quando questionado sobre qual jogador é o mais difícil de defender nos treinos, o suíço menciona Jadon Sancho. "No mano a mano ele é incrivelmente difícil de defender. Ele é um dos melhores jogadores do mundo" diz Akanji, que está feliz que o inglês continue a jogar pelo Borussia Dortmund: "Claro que Jadon nos faz com sua qualidade mais forte. Vencer jogos é mais fácil com Jadon do que sem ele. Isso é bom, porque nenhum de nós quer terminar em segundo. "