Texto por Colaborador: 29/07/2016 -

RICARDO GONÇALVES - Ele não foi a contratação mais cara, não foi a mais badalada, muito menos a mais comemorada, está de longe de ser uma unanimidade na opinião dos torcedores, porém, a princípio, possivelmente será o reforço que deverá assumir o papel mais importante no elenco do Borussia Dortmund.

Embora não seja tratado dessa forma, Bartra chega com a incumbência de substituir nada mais, nada menos do que Mats Hummels, que deixando de lado todo o ódio e a rivalidade, é um dos melhores zagueiros do mundo, além do fato de que era nosso capitão e uma liderança dentro do grupo, sem falar de sua imagem (hoje totalmente arranhada) de ídolo do clube.

Nesse último aspecto Bartra certamente não será capaz de substituir Mats (ao menos no início de sua jornada com o BVB), mas quanto ao fator técnico, o jovem espanhol está preparado para assumir a titularidade e substituir o ex-capitão?

Marc Bartra é oriundo das categorias de base do Barcelona, tendo construído toda sua jovem carreira no próprio clube. Com 1,83m e porte físico esguio, não tem os atributos físicos mais comuns entre os zagueiros atuais do futebol mundial, o que, no entanto, não prejudica ou diminui em nada o seu futebol praticado. Como características a serem destacadas estão o seu bom passe e a velocidade (relativamente alta se comparada com a maioria dos zagueiros).

Apareceu pela primeira vez no time principal do Barcelona na temporada 2009-10, mas pode-se dizer que Bartra realmente começou sua carreira no time principal apenas na temporada 2012-13, primeira na qual não mais atuou pelo Barcelona B e conseguiu realizar mais jogos. Aliás esse é um fator que deve pesar no momento de analisar e principalmente criticar essa contratação, tendo em vista que o zagueiro jamais conseguiu grandes sequências de jogos pelo clube catalão. Na temporada que mais atuou (2013-14) fez míseros 20 jogos pela equipe, com esse número sendo reduzido ainda mais nos dois anos seguintes, fato que culminou no seu desejo de sair da equipe.

Para um jogador se desenvolver e mostrar todo o seu potencial é fundamental estar em campo, jogar mais do que nunca, sejam as atuações boas ou más, uma sequência de jogos é quem vai ajudar o jogador e mostrar quem ele realmente é, coisa que Bartra não teve na carreira até o momento. Vamos com calma, deem tempo, confiança e espaço ao garoto e vejamos como ele se sai.

Ricardo Gonçalves.