Ações do BVB caem para mínimos de dez anos

Texto por Colaborador: Redação 16/01/2025 - 01:30

Depois que o Borussia Dortmund atingiu um novo mínimo na crise esportiva na derrota por 4 a 2 para o Holstein Kiel, o preço do mercado de ações do clube da Bundesliga também despencou. Na manhã de quarta-feira, o preço do "Borussia Dortmund GmbH & Co KGaA", normalmente cotado no mercado de capitais sob a abreviatura BVB, estava temporariamente em 2,81 euros. Uma forte desvantagem de cerca de dez por cento em relação ao dia anterior - e uma clara reacção à miséria desportiva da equipe do treinador Nuri Sahin. Só ao longo do dia a acção recuperou ligeiramente e voltou a subir para pouco menos de 3 euros.

A última vez que o preço do BVB piorou foi há mais de dez anos: no início de 2013, o preço oscilava em áreas semelhantes, embora numa tendência fundamental de subida. Agora, as ações Auri-Negras continuam a cair: em março de 2019, os investidores pagaram mais de nove euros por uma ação do BVB, mas as ações da Vestfália valem agora menos de um terço.

O Borussia Dortmund atingiu o seu ponto mais baixo nos mercados de capitais em 2009 e 2010: naquela altura, as ações do BVB eram negociadas por menos de um euro. Quando se tornou pública, no final de outubro de 2000, as ações do oito vezes campeão alemão foram emitidas por onze euros cada. A empresa reportou recentemente as maiores vendas da história do grupo: No exercício financeiro de 2023/24, as receitas ascenderam a 509,1 milhões de euros, um aumento em relação ao ano anterior de 90,9 milhões de euros ou 21,7 por cento. O resultado líquido depois de impostos ascendeu a cerca de 44,3 milhões de euros.

via Kicker