Texto por Colaborador: 08/09/2021 -

Erling Haaland, do Borussia Dortmund, é um dos jogadores de futebol mais disputados do mundo. Na última fase de transferência, o atacante do BVB estava associado a, entre outras coisas, uma transferência milionária para o Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões, e ele próprio provavelmente teria lucrado se tivesse feito uma jogada. O consultor do BVB, Matthias Sammer, vê essas quantias como parte do negócio.

Um salário bruto de 50 milhões de euros: De acordo com o "Sport Bild", o agente de Erling Haaland, Mino Raiola, teria cobrado tanto se o norueguês tivesse realmente se mudado para a Inglaterra neste verão. Para Matthias Sammer, ele próprio ativo como assessor externo da diretoria de Dortmund, nõa ve nenhum jogador valendo tanto em um salário anual "moralmente, humanamente, em termos de meus sentimentos". "Mas oferta e demanda têm algo a ver com desempenho e desenvolvimento", acrescentou o dirigente de 54 anos.

Também há argumentos a favor dessa remuneração para um jovem de 21 anos: "Pode-se dizer que tais exigências não são aceitáveis. Mas eu sou de opinião que o futebol, com todas as suas emoções, não deve enfrentar uma discussão fundamentalmente negativa. O futebol explorou as possibilidades do dinheiro, que não é indecente ”.

Do ponto de vista moral, entretanto, Sammer admitiu, pode-se "balançar a cabeça". Haaland está ganhando atualmente de oito a dez milhões de euros brutos no BVB.

Se o time preto e amarelo conseguir o que quer, o atacante deve ficar com o Revierklub o máximo possível, onde ainda tem contrato até 2024. No entanto, devido a uma cláusula de rescisão, que, dependendo do relatório, oscila entre 75 e 90 milhões de euros, poderá mudar no próximo verão sem o veto do Borussia.

“É preciso perceber”, continua Matthias Sammer, “que a passagem de Salzburgo a Dortmund foi estrategicamente muito interessante. É fantástico poder seguir este caminho com a sua ambição, a vontade, a força e o desenvolvimento do futebol”. Portanto, ele quer "curtir" cada jogo com Erling Haaland com a camisa do BVB.

No entanto, o campeão europeu de 1996 não queria prever a despedida após a atual temporada. "O futebol é um negócio do dia-a-dia, este ano com o Dortmund vai ser muito interessante." O BVB tem o "desenvolvimento em vista. Se acontecer de Erling funcionar, nós teremos que lidar com isso".