Este ano será a última vez que uma Copa do Mundo de Clubes acontecerá no formato antigo. A partir de 2025 tudo será novo e significativamente maior - Bayern e Borussia Dortmund estarão lá vindos da Bundesliga.
A FIFA lutou por isso durante muito tempo e no próximo verão o seu sonho se tornará realidade: uma Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes acontecerá pela primeira vez em 2025 e substituirá o formato anterior – mas não morrerá completamente. As perguntas e respostas mais importantes.
Em vez dos últimos sete em 2023, 32 equipas disputarão o título de Campeões Mundiais de Clubes da FIFA a partir de 2025, mas não mais anualmente, mas a cada quatro anos. Os clubes participantes serão divididos em oito grupos com quatro times cada – análogo ao formato praticado mais recentemente da “verdadeira” Copa do Mundo, que por sua vez ficará para história a partir de 2026 devido ao aumento para 48 países. Os vencedores e segundos classificados dos grupos passam para a fase eliminatória.
Na preparação para a Copa do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México, os EUA conquistaram o contrato para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2025. Os jogos serão disputado de 15 de junho a 13 de julho. As onze cidades-sede são Nova York, Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Los Angeles, Miami, Nashville, Filadélfia, Seattle, Washington DC e Orlando, que inclusive está representada com dois estádios. O Inter Miami fará o jogo de abertura no dia 15 de junho, no Hard Rock Stadium.
Qual será a composição das 32 seleções no Mundial de Clubes de 2025?
UEFA (12 participantes): Os últimos quatro vencedores da Liga dos Campeões, além das outras oito melhores equipas dos últimos quatro anos
CONMEBOL (6 participantes): Os últimos quatro vencedores da Copa Libertadores, além dos outros dois melhores times dos últimos dois anos
CONCACAF (4 participantes): Os últimos quatro vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF
CAF (4 participantes): Os últimos quatro vencedores da Liga dos Campeões Africanos
AFC (4 participantes): Os últimos quatro vencedores da Liga dos Campeões Asiáticos
OFC (um participante): O melhor time dos últimos quatro anos na Liga dos Campeões da Oceania
Há também um clube do país anfitrião.
Se um clube conquistar o título da Liga dos Campeões da sua confederação mais de uma vez durante o período afetado, outro time da tabela de quatro anos sobe. Além disso, no máximo dois clubes por país podem participar do Mundial de Clubes – a menos que mais de dois vençam a Liga dos Campeões.
Quem participará do Mundial de Clubes de 2025?
Já garantiram seus lugares:
FC Chelsea (vencedor da Liga dos Campeões em 2021)
Real Madrid (vencedor da Liga dos Campeões em 2022)
Manchester City (vencedor da Liga dos Campeões em 2023) FC
Bayern (por meio da classificação)
Borussia Dortmund ( por meio da classificação ) Paris
St. através do ranking) FC Porto (através do ranking) Benfica Lisboa (através do ranking) Juventus Turin (através do ranking) Atlético de Madrid (através do ranking) RB Salzburg (através do ranking) Palmeiras (vencedores da Copa-Libertadores 2021) Flamengo (Copa Vencedores da Libertadores em 2022) Fluminense (vencedores da Copa Libertadores em 2023) River Plate (por meio da classificação) Boca Juniors (por meio da classificação) CF Monterrey (vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2021) Seattle Sounders (vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2022) Club Leon (Liga dos Campeões da CONCACAF em 2023) Vencedores) CF Pachuca (vencedores da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2024) Inter Miami (vencedores do Supporters' Shield em 2024) Al-Ahly (vencedores da Liga dos Campeões da CAF em 2021 e 2023) Wydad AC Casablanca (vencedores da Liga dos Campeões da CAF em 2022) ES Tunis (por meio da classificação) Mamelodi Sundowns (por meio da classificação) Al-Hilal (vencedor da Liga dos Campeões da AFC em 2021) Urawa Red Diamonds (vencedor da Liga dos Campeões da AFC em 2022) Al-Ain (vencedor da Liga dos Campeões da AFC em 2023/24) Ulsan HD FC (por meio da classificação) Auckland City (via a classificação)
via kicker